Já há muito que a ideia de que só as mulheres se preocupam com a imagem está ultrapassada. Atualmente, é cada vez mais comum verificar que os homens tendem também a procurar soluções para corrigir as imperfeições e tomar as rédeas da sua aparência. Ainda que os procedimentos mais comuns divirjam entre ambos os géneros, os números apontam para uma realidade muito clara: os procedimentos de medicina estética são cada vez mais procurados.
Curiosamente, se olharmos para a história da cirurgia plástica, que já se vem construindo há milhares de anos, ainda que de uma forma bastante primitiva, os homens foram os primeiros a procurar estes procedimentos. Embora hoje em dia seja uma área bastante associada ao público feminino, o interesse das mulheres pela medicina estética acompanhou um longo percurso que desde então se construiu, nomeadamente o aperfeiçoamento de várias técnicas que privilegiam a segurança e a ausência de complicações. Atualmente, a medicina estética continua a conquistar reconhecimento perante o público geral e, naturalmente, também junto do público masculino, que prioriza atenuar falhas na região do rosto, barriga, peito e braços.
De acordo com os dados do relatório anual da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), aponta-se que tenham sido realizados 1.783.360 procedimentos estéticos invasivos em homens em 2021, constituindo 13,9% do total de cirurgias plásticas, onde as blefaroplastias (cirurgia às pálpebras) foram as favoritas. Ordenadas por ordem de popularidade, estão as:
· ginecomastias: redução mamária;
· lipoaspirações: redução do excesso de gordura em determinadas regiões do corpo;
· rinoplastias: modificação do nariz;
· lipoenxertias: enxerto de gordura no rosto
Já as intervenções não cirúrgicas foram ainda mais requisitadas, tanto no sexo masculino, como no feminino. Segundo a ISAPS, no caso dos homens, foram realizadas 4.101.105 intervenções, 13,5% do total desta tipologia de procedimentos.
No pódio das intervenções mais procuradas pelos homens estão:
· a aplicação de toxina botulínica (1.060.068 procedimentos realizados em todo o mundo)
· a utilização do ácido hialurónico
· a remoção de pelo
· lifting não invasivo (rejuvenescimento da pele)
· a redução de gordura de forma não invasiva.