#what's

pulsing

#what's

pulsing

Ácido hialurónico – a hidratação tem várias formas
MedBeat

Ultimamente, os produtos à base de ácido hialurónico têm estado em grande destaque, tanto nas prateleiras como nos motores de busca[i] – mas quais são as razões por trás deste sucesso? Vejamos.

O ácido hialurónico é uma substância humectante naturalmente presente no corpo humano, composta por moléculas de açúcar, e que está presente em vários tipos de tecido, como a pele, os olhos, cartilagens e articulações.[ii] Esta substância atua na hidratação dos tecidos, retendo água e mantendo a pele com volume. O ácido hialurónico está ainda envolvido em vários processos fisiológicos importantes como a regeneração de tecidos, a cicatrização e a lubrificação de articulações.[iii]

A produção natural de ácido hialurónico no nosso corpo vai diminuindo com a idade e, como resultado, a pele perde volume, hidratação e o seu aspeto saudável original,[iv] por isso, repor o ácido hialurónico pode ser uma opção para cuidar da pele. Por ser um hidratante natural e estimular igualmente a produção de colagénio, a aplicação deste produto apresenta-se como uma ótima solução para combater o envelhecimento precoce e restaurar a suavidade e o brilho da pele, tornando-a firme e lisa.

Por este motivo, estão na moda imensos produtos cujo ingrediente principal é o ácido hialurónico, sejam eles cremes para hidratação, gel, cápsulas, loções de skincare para aplicação tópica e, por último (mas não menos importante), injetáveis.[v]

Mas a versatilidade deste produto não se fica por aqui. Para além das suas diferentes formas de aplicação, existem vários tipos ácido hialurónico. Existem, inclusivamente, ácidos hialurónicos desenvolvidos para aplicação corporal, sendo que a principal diferença deste para o de aplicação facial é o seu peso molecular.

O ácido hialurónico injetável para aplicação corporal tem se estabelecido como uma séria alternativa aos procedimentos cirúrgicos. A sua aplicação mais frequente é nos glúteos, para conseguir aumento, preenchimento ou ainda corrigir assimetrias.

O aumento ou lifting de glúteos com ácido hialurónico é um procedimento relativamente rápido, realizado em ambiente clínico, com recurso a anestesia local, e com um período de recuperação curto.

 

Sublinhamos que a decisão de uso de qualquer um destes produtos deve ser consciente e informada e que qualquer recurso a injetáveis deve ser mediado por um profissional de saúde qualificado para o efeito. Os procedimentos estéticos – em particular os procedimentos de aplicação de ácido hialurónico injetável – estão reservados à prática médica.

Consulte o seu médico caso queira saber mais sobre estes produtos ou procedimentos.

 

2025-066-MB

 

[i] Google Search for ‘acido hialuronico’ in Portugal since 2004 [Em linha]. [Consult. 14 Maio 2025]. Disponível em WWW: <URL:https://trends.google.com/trends/explore?date=all&amp;geo=PT&amp;q=acido%20hialuronico&amp;hl=pt-PT>.

[ii] The hype on hyaluronic acid – Harvard Health [Em linha]. [Consult. 14 Maio 2025]. Disponível em WWW: <URL:https://www.health.harvard.edu/blog/the-hype-on-hyaluronic-acid-2020012318653>.

[iii] Hyaluronic Acid [Em linha]. [Consult. 14 Maio 2025]. Disponível em WWW: <URL:https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Hyaluronic-Acid>.

[iv] The hype on hyaluronic acid – Harvard Health [Em linha]. [Consult. 14 Maio 2025]. Disponível em WWW: <URL:https://www.health.harvard.edu/blog/the-hype-on-hyaluronic-acid-2020012318653>.

[v] Hyaluronic Acid – StatPearls – NCBI Bookshelf [Em linha]. [Consult. 14 Maio 2025]. Disponível em WWW: <URL:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482440/>.